Prefácio
Propósito: Para aconselhar Tito na sua responsabilidade de supervisionar as igrejas na ilha de Creta.
Autor: Paulo
Audiência: Tito, um grego provavelmente convertido a Cristo através do ministério de Paulo (ele se tornou o representante especial de Paulo para a ilha de Creta) e todos os crentes em todo lugar.
Escrito em: Aproximadamente 64 D.C por volta da mesma época em que 1° Timóteo foi escrito; provavelmente da macedônia quando Paulo estava livre, entre seus emprisionamentos romanos.
Cenário: Paulo enviou Tito para organizar e supervisionar as igrejas em Creta. esta Carta fala a Tito como fazer isso.
Versículo Chave: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
Tito 1:5
Introdução
Tito – A conversão de Tito foi resultado da pregação de Paulo em Antioquia da Síria. A Paulo devemos também tudo quanto sabemos sobre o caráter, personalidade e ministério daquele seu amigo e colaborador, ao qual chama de “verdadeiro filho, segundo a fé comum” (1.4). O apóstolo o menciona em três das suas epístolas (2Co 2.13; 7.6-7,13-14; 8.6,16,23; 12.18; Gl 2.1,3 e 2Tm 4.10) e dirige a ele a presente carta.
O livro de Atos, no entanto, não contém nenhuma referência a Tito, apesar de ter sido companheiro de Paulo na sua viagem a Jerusalém, quando ocorreu a chamada “reunião dos apóstolos” (At 15.4-29; cf. Gl 2.1). Seguramente a sua presença ali representou um papel relevante em apoio às razões de Pedro, Paulo, Tiago e outros, frente àqueles que pretendiam que os gentios, para chegarem a ser cristãos, se submetessem à lei mosaica (At 15.1,5; cf. Gl 2.3).
Passado um tempo, o apóstolo confiou a Tito missões tão delicadas como pôr ordem na igreja de Corinto (2Co 2.13; 7.6-7,13-14; 8.6,16,23; 12.18) e organizar a vida da comunidade cristã da ilha de Creta (Tt 1.5). Também visitou a Dalmácia, ao norte do litoral adriático (2Tm 4.10), visita sobre a qual não há informação. Paulo, que pensava passar o inverno em Nicópolis, rogou-lhe que fosse para lá, a fim de estar com ele (Tt 3.12).
Data e Lugar de Redação
Não há informação precisa acerca do lugar e ocasião em que foi redigida a Epístola a Tito. Alguns pensam que pode ter sido enviada da Macedônia, em data anterior ao último e definitivo aprisionamento de Paulo, entre os anos 63 e 67 (ver a Introdução a 1° Timóteo).
Conteúdo e Estrutura
A Epístola a Tito (Tt), que lhe foi enviada quando se achava em Creta, está muito relacionada com 1Timóteo no que diz respeito aos temas tratados e ao estilo literário. Depois da saudação inicial (1.1-4), Paulo instrui o seu discípulo sobre as condições pessoais que deverão ser achadas nos crentes, especialmente nos chamados a assumir responsabilidades na igreja. Insta também a repreender aos “insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão” (1.10; cf. 1.14).
Desse modo, se refere, por um lado, a falsos mestres que com os seus ensinamentos transtornam “casas inteiras” (1.11) e, por outro, às atitudes hostis adotadas por alguns membros da numerosa colônia judaica de Creta (1.5-11). A má fama dos cretenses era proverbial. Paulo, citando a este respeito o poeta grego Epimênides (séc. VI a.C.), a quem chama de “profeta”, se expressa com dureza inusitada: “Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos” (1.12-16).
Logo, abranda o tom das suas palavras para aconselhar Tito sobre questões pastorais e para animá-lo a conduzir-se sempre de forma exemplar perante todos os crentes, independentemente da idade, sexo ou condição social destes (2.7; cf. 2.1—3.2). Os ensinamentos sobre a justificação e a salvação pela graça de Deus, e sobre a ação do Espírito Santo (2.11,14 e 3.4-7) fundamentam a exortação do apóstolo para que Tito se mostre firme no governo e na edificação espiritual da igreja (3.1-3,8-11). A carta é concluída com algumas instruções pessoais e uma breve forma de bênção (3.12-15).
Esboço
Pr. Santos
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